Comunicação é mais do que só transmitir um bloco de informações para alguém. Quantas vezes você já sentiu que sua mensagem não foi compreendida, mesmo usando as palavras certas?
Muitas pessoas pensam que se comunicar é uma atividade que consiste em organizar palavras de forma coesa para transmitir uma informação. Entretanto, é importante lembrar que estamos falando de uma atividade que envolve duas pessoas e, portanto, existe uma série de fatores que vão influenciar no resultado da interação, de forma que, mesmo que uma das pessoas consiga transmitir perfeitamente a mensagem, não necessariamente a outra pessoa vai entender e receber essa mensagem.
Nesse contexto, um dos principais pontos que pode ser o diferencial para a comunicação é a empatia. Empatia é a capacidade que temos de nos colocar “no lugar” do outro. Quando fazemos isso, podemos identificar algumas informações dentro da resposta que recebemos, nos permitindo ajustar o “COMO” estamos passando a informação, para ter certeza de que a outra pessoa está recebendo da forma correta.
Pense em um feedback de desempenho: se for entregue sem considerar o momento do colaborador, pode gerar frustração e resistência. Mas, se conseguirmos gerar empatia e nos conectar com a pessoa, de modo que ela perceba que o feedback visa o seu desenvolvimento e uma forma de ajudá-la, a mensagem será recebida como uma oportunidade de melhoria e crescimento, tornando-se muito mais eficaz e construtiva.
Simplesmente “jogar” informações sem essa percepção pode facilmente levar a mal-entendidos, conflitos desnecessários e até mesmo à perda de oportunidades.
Então, lembre-se sempre que a Empatia é uma habilidade essencial em todas as interações humanas e, como toda habilidade, é algo que pode ser desenvolvida por meio de treino e experiência.
Comece praticar sua empatia com as pessoas a sua volta e perceba como isso pode melhorar sua comunicação!